1. HISTÓRICO DA IES
A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO RENOVE-SE – I. E. A. D. R. trata-se de uma organização religiosa, constituída nos termos do disposto do Artigo 44, do Código Civil, está sediada no município de Goianira, Estado de Goiás, com objeto social direcionado para a evangelização, a educação e a ação social.
Assim como pessoa jurídica de direito privado, CNPJ/MF sob o Nº 36.863.546/0001-13, sem finalidade lucrativa, decide investir na área educacional, como Mantenedora para assegurar o funcionamento da FACLIFE – FACULDADE LIFE. O imóvel onde funciona a IES resulta de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Padre Bernardo, localizado em área de fácil acesso, tem como visão à oferta, com rápida expansão, de relevantes e acessíveis serviços educacionais.
O funcionamento da FACLIFE – FACULDADE LIFE, se dará na Rua São Francisco, s/n – Setor Divinópolis – Padre Bernardo – Estado de Goiás, CEP: 73.700-000.
2. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA FACULDADE
A FACLIFE – FACULDADE LIFE tem como missão “Promover o desenvolvimento humano no campo pessoal e profissional, observando a inclusão e a sustentabilidade.”
Tem a FACLIFE – FACULDADE LIFE como visão: “Tornar-se referência na produção, sistematização e disseminação do conhecimento e nos serviços prestados à comunidade.”
Considera a FACLIFE – FACULDADE LIFE como valores: “Deus, espírito de fraternidade, lealdade, honestidade, respeito à diversidade, ética, justiça e busca constante da qualidade.”
3. FINALIDADES
A FACLIFE – FACULDADE LIFE tem como finalidade principal a oferta de serviços educacionais através do Sistema EaD, pela expansão das atividades que desenvolve no mercado de trabalho, buscando o atendimento de fins e princípios fomentadores ao desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, a estimulação da criação e produção cultural e intelectual de maneira que possamos formar diplomados em diferentes áreas do conhecimento, suprindo o mercado de trabalho com profissionais competentes e capazes de contribuir com os avanços desenvolvimentistas da sociedade brasileira.
Como investidores que acreditam no desenvolvimento por meio da educação formal, podemos investir esforços coletivos, para o crescimento econômico, social e cultural da população brasileira, assumindo a responsabilidade de viabilizar o acesso da sociedade local e adjacente aos níveis superiores do ensino, pela democratização das opções de escolha.
4. ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os estudos e pesquisas sobre a cidade de inserção da FACLIFE – FACULDADE LIFE tem como objetivo fundamentar nosso Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Observamos, primeiramente, que a procura por escolas privadas (de acordo com a Tabela Grandes Números do Ensino Superior Graduação – 2000, Distrito Federal) é baixa. Pretendemos reverter essa situação com a abertura de uma Faculdade diferenciada, atraente, com cursos selecionados e bem estruturada, dirigida não só ao mercado regional, mas também para a formação de profissionais aptos a atuar em sua área em qualquer parte do país.
Para atingir as metas e objetivos traçados, o corpo docente estará devidamente qualificado para o nível superior de ensino, nos termos legais, engajado em seu projeto institucional. As parcerias necessárias serão efetivadas em prol da qualidade do ensino, quer para realização de estágios, práticas, pesquisas ou para assistência ao educando na prestação dos nossos serviços.
Tanto a infraestrutura física quanto os recursos humanos, materiais e tecnológicos, estarão disponibilizados, devendo ser dada a política de atualização e expansão na medida em que for sendo exigida essa atualização, pelo crescimento do alunado e pelo nível de novos equipamentos surgidos no mercado.
A FACLIFE – FACULDADE LIFE analisa sua atuação a partir das evidências conjunturais e, sobretudo, dos resultados de estudos de viabilidade regional, considerando a existência de outras Instituições de Ensino Superior e a população alvo que deseja atender, respeitando o fluxo demográfico do município de Padre Bernardo/GO e da Região.
Visualizamos para o Ensino Superior pelo Sistema EaD, uma atuação pluricurricular, contemplando Cursos de Graduação, Licenciatura e Tecnologia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e regional, abrangendo inicialmente as áreas das Ciências Sociais e Humanas, conforme se identifica a seguir:
- a) Ciências Sociais Aplicadas e Humanas:
- Administração;
- Filosofia;
- Teologia;
- Pedagogia;
- CST – Gestão Pública.
Respeitando essa realidade e para sermos coerentes com nossos objetivos, preferimos escolher cursos de graduação condizentes com a atualidade, ou seja, inovadores e atualizados, exigido pelo mercado de trabalho, sobretudo, com a oferta daqueles que possuam baixa concorrência na região e possam atender aos anseios da população que buscam por novas tecnologias educacionais.
5. INSERÇÃO REGIONAL
Por certo a FACLIFE – FACULDADE LIFE prosseguirá a sua trajetória preenchendo uma lacuna outrora existente no Ensino Superior pelo Sistema EaD, considerando que a economia da região encontra no agronegócio o seu mais elevado ponto de sustentação, carecendo assim de maior qualificação da mão de obra para ocupação das diferentes frentes de trabalho.
A cidade de Padre Bernardo/GO, fundada em 09 de maio de 1964, que tem o registro de 58 anos completos, se encontra em uma distância de 246 km da Capital do Estado de Goiás, a cidade de Goiânia e distante de Brasília em apenas 115 km.
O município de Padre Bernardo/GO que conta com uma população ativa de 35.011 habitantes (IBGE/2021) faz parte da Região Metropolitana do Distrito Federal.
Destacam-se no processo de convergência as seguintes cidade: I – Mimoso de Goiás/GO – 2.583 habitantes (IBGE/2020). II – Vila Propício – 5.941 habitantes (IBGE/2021). III – Planaltina/DF – 240.000 habitantes (IBGE/2010). IV – Cocalzinho de Goiás/GO – 20.771 habitantes (IBGE/2021). V – Água Fria de Goiás/GO – 5.451 habitantes (IBGE/2014). VI – Águas Lindas de Goiás/GO – 222.850 habitantes (IBGE/2021).
Os sete municípios conjugados apresentam uma população ativa de 532.607 habitantes, para os quais a cidade de Padre Bernardo/GO representa um polo de singular importância, seja em relação a predominância do agronegócio, seja como alternativa para a busca da formação no ensino superior, com grande profusão fica consignado a importância do município pela confluência das oportunidades
A economia do município de Padre Bernardo/GO é bem diversificada, pois a pecuária movimenta a economia, participando da arrecadação com 32,31%, enquanto na agricultura, a produção de grãos é um forte aliado, com destaque para o cultivo de soja e milho. O comércio local, os restaurantes, os bares, as lojas de roupas e de calçados, servem como grandes atrativos. No segmento de serviços os bancos e os supermercados, atendem às necessidades básicas da população. Por fim, merecem destaques as atividades das indústrias voltadas para as cerâmicas, os laticínios e as confecções.
Por certo com a ampliação da oferta de cursos pelo Sistema EaD a FACLIFE – FACULDADE LIFE trará grande contribuição para a cidade de Padre Bernardo e Região.
No tocante a vida social a cidade retrata a pujança da população, valendo destacar a presença dos clubes de serviços sempre atentos às ações sociais promovidas junto às classes de menor poder aquisitivo.
6. RESPONSABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
A moderna concepção do ensino faz por requerer um padrão de compromisso da mantedora, considerando que a formação do profissional resulta da conjugação de conteúdos e habilidades assimilados.
Essa vertente se sustenta nos padrões institucionais estabelecido pela FACLIFE – FACULDADE LIFE, que faz de sua base ideológica um compromisso perante a sociedade, considerando que uma comunidade acadêmica deve ser o reflexo do meio em que está inserida.
Dentro desse horizonte se identifica além do compromisso a responsabilidade, circunstanciada por princípios e fundamentos, os quais tornam-se cada vez mais exigentes e desafiadores.
O plano institucional inovador é indispensável, pois frente às mutações do cotidiano, o que se espera é um ensino moldado em estratégias criativas, para que estas assegurem um aprendizado não apenas eficaz, como também respaldado por bases ensejadoras da eficiência.
Com padrão de ensino vivenciado em países de primeiro mundo, a mantenedora pretende assegurar um efetivo desempenho, mesmo com adequações a uma economia de país de terceiro mundo, não perdendo qualidade ou comprometendo o seu desempenho.
Por testemunho desse empreendimento cultural, basta identificar a área de localização na cidade de Padre Bernardo/GO e as instalações a ser ocupado pela FACLIFE – FACULDADE LIFE, com o Ensino Superior pelo Sistema EaD assegurando um conceito efetivo de qualidade.
Acreditando na demanda e em seu próprio potencial, a pretensão é participar do desenvolvimento do Estado de Goiás e da Região Centro Oeste, que hoje não mais se concentra apenas na gestão pública, mas abre alternativas para iniciativas no setor privado, fortalecendo ainda mais as bases da economia regional.
7. EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Para a FACLIFE – FACULDADE LIFE a educação inclusiva representa um sólido mecanismo para atestar a responsabilidade social, razão pela qual agrega ao seu projeto institucional tão importante função.
Inicialmente a visão da educação inclusiva apenas contemplava os portadores de necessidades especiais, aliás um avanço para o ensino que democratizou-se para atender uma faixa populacional que ansiava pela formação acadêmica, para ocupar os espaços profissionais com competência e dignidade.
Expandindo a visão da educação inclusiva, o envolvimento das diferentes classes sociais, muitas vezes banida pelo preconceito socioeconômico, porém lutando com garra e otimismo para ocupar um lugar de evidência, dentro de um círculo onde apenas os de melhor poder aquisitivo tinham vez, história mudada com a democratização do ensino, tanto na escola publica como na iniciativa privada.
Assim cada Matriz Curricular assegura ampla abordagem para a Educação das Relações Étnico-raciais e ainda para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, com disciplina a Lei nº 11.645, de 10/03/2008 e ainda a Resolução CNE/CP nº 01, de 17/06/2004. De igual forma, as Políticas de Educação Ambiental estão também asseguradas, como disciplina a Lei nº 9.795, de 27/04/1999 e o Decreto nº 4.281, de 25/06/2002. Contempla finalmente, a Educação em Direitos Humanos, respaldado pelo Parecer CNE/CP nº 8, de 06/03/2012, que deu origem a Resolução CNE/CP nº 1, de 30/05/2012.
Concluindo a visão da educação inclusiva, os membros das classes sociais consideradas pobres pela deficiência na formação de renda ficavam tolhidos de ingresso no Ensino Superior, este conflito caminha para não mais se evidenciar, com a criação de programas governamentais como o PROUNI e agora o FIES vinculado ao ENEM, onde candidatos devem obter 450 pontos o mínimo, os quais por certo contribuirão para erradicação das desigualdades sociais.
A gestão da FACLIFE – FACULDADE LIFE não a impede de abraçar desafios próprios da educação inclusiva, uma vez que partilha do princípio que a educação é para todos, logo otimizar a sua operacionalidade é um dos desafios que lhe contempla.
Em seu padrão de qualidade, reside a educação inclusiva, com esta pretende ter efetiva sintonia nas diferentes frentes de atuação.